Pré-natal na atenção primária, adequação das consultas e avaliação da assistência í s gestantes: revisão integrativa

Autores

  • Adriene de Freitas Moreno Rodrigues
  • Cecí­lia Lievore Candido
  • Greice Kelly Palmeira Campos
  • José Emí­lio Simoura Barcellos
  • Luciano Antonio Rodrigues
  • Tássia Sabrina Seidel

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5484-5495

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Qualidade da assistência í  saúde, Saúde da mulher

Resumo

Objetivo: avaliar a assistência í s gestantes na atenção primária í  saúde e a adequação das consultas de pré-natal. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, descritiva de abordagem qualitativa, realizada no ano de 2019. Utilizou-se artigos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através dos seguintes descritores padronizados no DeCS: qualidade da assistência í  saúde, cuidado pré-natal e saúde da mulher, resultando em 107 artigos. Após filtragem com os critérios de inclusão/exclusão, seguida de uma leitura criteriosa em resposta ao problema de pesquisa, totalizou numa amostra de 14 artigos. Resultados: destes, onze artigos tiveram em suas conclusões a necessidade de mudanças no acompanhamento pré-natal. Conclusão: a pesquisa possibilitou a visualização das dificuldades relacionadas í  gestão, a união da equipe multiprofissional, da capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, da melhoria das consultas de pré-natal e também da diferença na qualidade da assistência prestada í s mulheres negras e indí­genas.

Biografia do Autor

Adriene de Freitas Moreno Rodrigues

Enfermeira, Mestra em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce – MG, Professora dos cursos de saúde do Centro Universitário do Espí­rito Santo – UNESC. Colatina - ES, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Território Saúde e Sociedade.

Cecí­lia Lievore Candido

Enfermeira – Centro Universitário do Espí­rito Santo – UNESC. Enfermeira da Clí­nica Cirúrgica do Hospital e Maternidade São José, Colatina – ES, Brasil.

Greice Kelly Palmeira Campos

Acadêmica de Medicina – Centro Universitário do Espí­rito Santo – UNESC, Colatina-ES, Brasil.

José Emí­lio Simoura Barcellos

Enfermeiro – Centro Universitário do Espí­rito Santo – UNESC. Enfermeiro da Clí­nicaMédica do Hospital São Bernardo Saúde, Colatina – ES, Brasil.

Luciano Antonio Rodrigues

Enfermeiro, Doutor em Ciências da Saúde, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Professor dos cursos de saúde do Centro Universitário do Espí­rito Santo – UNESC. Colatina - ES, Brasil. Pesquisadoro Lí­der do Grupo de Pesquisa Território Saúde e Sociedade.

Tássia Sabrina Seidel

Acadêmica de Enfermagem Iniciação Cientí­fica – Centro Universitário do Espí­rito Santo Colatina – ES, Brasil.

Publicado

2021-04-09

Como Citar

de Freitas Moreno Rodrigues , A., Lievore Candido , C. ., Palmeira Campos, G. K. ., Simoura Barcellos , J. E. ., Rodrigues , L. A. ., & Seidel, T. S. . (2021). Pré-natal na atenção primária, adequação das consultas e avaliação da assistência í s gestantes: revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 24(275), 5484–5495. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5484-5495

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos