Impacto do déficit de investimentos para o tratamento da doença de chagas no Brasil: revisão narrativa

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva
  • Fabrí­cia Josely Oliveira Barbosa
  • Vitor Hugo Maraslis Soares
  • Fábio Batista Miranda
  • Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão
  • Carolina dos Reis Alves

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5514-5529

Palavras-chave:

Doença de Chagas, Investimentos em Saúde, Terapêutica

Resumo

Objetivo: discutir sobre o impacto do déficit de investimentos para o tratamento da Doença de Chagas no Brasil. Método: trata-se de uma revisão narrativa da literatura realizada nas seguintes bases de dados: SCIELO, LILACS, BIREME e MEDLINE. A amostra final foi composta por 27 artigos cientí­ficos publicados entre o perí­odo de 2000 a 2020. Resultados: o Brasil é um dos paí­ses com maior prevalência de pacientes portadores da doença, porém pouco se avançou em pesquisas nessa área, de modo a repercutir em um baixo incentivo e investimento dos governantes e da indústria farmacêutica para a Doença de Chagas, tendo em vista a doença ser de progressão lenta e o diagnóstico e o tratamento serem tardios. Conclusão: fica evidente a falta de investimento e polí­ticas públicas que possibilitem o diagnóstico e o tratamento precoce da doença tendo como conseqüência um déficit na qualidade de vida dos pacientes.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES), Professor da Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (ETS/CEPT) da UNIMONTES. Montes Claros, MG, Brasil.

Fabrí­cia Josely Oliveira Barbosa

Enfermeira, Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGSS/UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

Vitor Hugo Maraslis Soares

Acadêmico do curso de graduação em Medicina da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Governador Valadares, MG, Brasil.

Fábio Batista Miranda

Enfermeiro, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO/UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão

Enfermeira, Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luí­s, MA, Brasil.

Carolina dos Reis Alves

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros, MG, Brasil.

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Nogueira da Silva, P. L. ., Oliveira Barbosa, F. J. ., Maraslis Soares , V. H. ., Batista Miranda, F. ., Fonseca Coelho Galvão, A. P. ., & dos Reis Alves, C. . (2021). Impacto do déficit de investimentos para o tratamento da doença de chagas no Brasil: revisão narrativa. Nursing (São Paulo), 24(275), 5514–5529. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5514-5529

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos