Avaliação de desempenho na organização de gestão do trabalho no municí­pio de São Tomé-RN

Autores

  • Aldenira Joacla Caetano da Silva
  • Emanoele Belchior de Medeiros
  • Illana Cecylia Silva Basí­lio
  • Janaina Kelly Alves Barbosa
  • Robson Egidio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5592-5597

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Educação em saúde, Gestão em saúde

Resumo

Objetivo: refletir sobre a necessidade de implantação da avaliação de desempenho dos profissionais de saúde do municí­pio de São Tomé-RN. Método: Trata-se de um ensaio reflexivo, de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Resultados: Tem-se a necessidade de sensibilizar a gestão, na perspectiva de implantar uma avaliação de desempenho, a partir de instrumentos, tendo em vista várias necessidades tais como: perfil profissional, assiduidade, comportamento profissional, capacitações de educação continuada, viabilizar desempenho eficaz do profissional, melhorar condições de trabalho e qualidade de vida no trabalho. Conclusão: Para concretizar a implantação de avaliação de desempenho é preciso que haja um bom planejamento; realizar diagnósticos na gestão com bases nos problemas levantados, constatar problemas não é o suficiente para provocar mudanças necessárias. Faz-se imperativo, portanto, empenhar-se na construção de estratégias que possam promover mudanças no cotidiano dos serviços de saúde que possam vir a contribuir para melhoria da gestão.

Biografia do Autor

Aldenira Joacla Caetano da Silva

Enfermeira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Ginecologia e Obstetrí­cia, Especialista em Urgência e Emergência, Especialista em Auditoria nos Serviços de Saúde.

Emanoele Belchior de Medeiros

Enfermeira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Ginecologia e Obstetrí­cia, Especialista em Urgência e Emergência.

Illana Cecylia Silva Basí­lio

Enfermeira, Centro Universitário Facex (UNIFACEX).

Janaina Kelly Alves Barbosa

Enfermeira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Ginecologia e Obstetrí­cia, Especialista em Urgência e Emergência, Especialista em Auditoria nos Serviços de Saúde.

Robson Egidio da Silva

Enfermeiro. Faculdade Mauricio de Nassau. Especialista em UTI.

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Joacla Caetano da Silva, A. ., Belchior de Medeiros, E. ., Silva Basí­lio, I. C. ., Alves Barbosa, J. K. ., & Egidio da Silva, R. . (2021). Avaliação de desempenho na organização de gestão do trabalho no municí­pio de São Tomé-RN. Nursing (São Paulo), 24(275), 5592–5597. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5592-5597

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos