Avaliação do pé nos portadores de diabetes melitus

Autores

  • Allison Vinicius Bernardo
  • Caroline Lima Noronha Lô
  • Fabio Renato Lombardi
  • Sabrina Piccineli Zanchettin Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i278p5922-5931

Palavras-chave:

Pé diabético, Diabetes mellitus, Autocuidado com os pés

Resumo

Objetivo: Avaliar o pé dos indiví­duos portadores de Diabetes Melitus atendidos na atenção básica de um municí­pio do interior paulista. Método: Trata-se de um estudo quantitativo. Foram examinados 100 pés dos portadores de diabetes, no perí­odo de 1 a 31 de julho de 2019, aos usuários dos serviços de saúde do municí­pio (Estratégia Saúde da Famí­lia (ESF) e Unidade Básicas de Saúde (UBS)). Resultados: Houve predominância do sexo feminino, 56% declararam que continham ensino fundamental incompleto. A hipertensão arterial foi a comorbidade mais citada. Na avaliação da história clinica associada aos cuidados com os pés, 87% dos entrevistados, declararam que nunca tiveram nenhum tipo de ulceração nos pés. Na inspeção e avaliação dos pés dos entrevistados, constatou-se que 94% não tinham nenhum tipo de lesões nos pés. Conclusão: O estudo reforçou a importância da participação dos profissionais de saúde atuando na prevenção do pé diabético.

Biografia do Autor

Allison Vinicius Bernardo

Discente da Graduação em Enfermagem, Centro Universitário de Lins - UNILINS. Lins (SP), Brasil.

Caroline Lima Noronha Lô

Discente da Graduação em Enfermagem, Centro Universitário de Lins - UNILINS. Lins (SP), Brasil.

Fabio Renato Lombardi

Biólogo. Professor. Graduação em Ciências Biológicas, Centro Universitário de Lins - UNILINS - Lins (SP), Brasil. Doutor em Biofí­sica Molecar, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto.

Sabrina Piccineli Zanchettin Silva

Enfermeira. Professora, Graduação em Enfermagem, Centro universitário de Lins - UNILINS. Lins (SP), Brasil. Mestre em biologia e envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marilia - FAMEMA.

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Vinicius Bernardo, A. ., Lima Noronha Lô, C. ., Lombardi, F. R. ., & Piccineli Zanchettin Silva , S. . (2021). Avaliação do pé nos portadores de diabetes melitus. Nursing (São Paulo), 24(278), 5922–5931. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i278p5922-5931

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos