Fragilidades e vivências de enfermeiros na abordagem a famí­lia do doador de órgãos e tecidos

Autores

  • Fabiano Fernandes de Oliveira
  • Adaí­za Kelly Honorato
  • Leticia dos Santos Goulart Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6157-6168

Palavras-chave:

Doação de Órgãos e tecidos, Enfermeiros, Papel do Profissional de Enfermagem, Famí­lia, Morte Encefálica

Resumo

Objetivo: Desvelar as fragilidades e a vivência de enfermeiros na abordagem de famí­lia do doador de órgãos e tecidos. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa com análise de conteúdo de Bardin, realizada com sete enfermeiros em um hospital de médio porte no interior de São Paulo, Brasil. Resultado: Os dados obtidos foram agrupados em três categorias centrais: Conhecimento dos enfermeiros no contexto da abordagem familiar do potencial doador de órgãos e tecidos; Fragilidades vivenciadas por enfermeiros no contexto da comunicação de más notí­cias para familiares do potencial doador de órgãos e tecidos e Experiências de enfermeiros diante do diagnóstico de morte encefálica e dos fatores determinantes para obtenção de órgãos e tecidos. Conclusão: As experiências dos enfermeiros frente, í s fragilidades encontradas e vivenciadas na abordagem familiar de potencial doador de órgãos, são caracterizadas por conflitos e situações que expõem o profissional a uma atmosfera de sentimentos de acolhimento e de empatia.

Biografia do Autor

Fabiano Fernandes de Oliveira

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Teresa D'ívila – UNIFATEA - Lorena - São Paulo. Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Cruzeiro - ESC - Cruzeiro – São Paulo e no Curso de Enfermagem do Centro Paula Souza – São Paulo. Mestre e Doutorando em Enfermagem pelo Programa Pós-Graduação, Curso de Doutorado Acadêmico, da Universidade Estadual Paulista – "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP- Botucatu, São Paulo - Brasil.

Adaí­za Kelly Honorato

Enfermeira graduada pela Escola Superior de Cruzeiro. Cruzeiro - ESC, Cruzeiro - São Paulo - Brasil.

Leticia dos Santos Goulart Oliveira

Enfermeira graduada pela Escola Superior de Cruzeiro. Cruzeiro - ESC, Cruzeiro - São Paulo - Brasil.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Fernandes de Oliveira, F. ., Honorato, A. K. ., & dos Santos Goulart Oliveira , L. (2021). Fragilidades e vivências de enfermeiros na abordagem a famí­lia do doador de órgãos e tecidos. Nursing (São Paulo), 24(280), 6157–6168. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6157-6168

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos