Assistência em enfermagem à luz da teoria transcultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7755-7769

Palavras-chave:

Assistência à Saúde Culturalmente Competente, Enfermagem Transcultural

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências cientificas de como a Teoria da Universalidade e Diversidade do Cuidado Cultural está sendo utilizada na prática da assistência em enfermagem. Métodos: Revisão Integrativa da literatura, na qual a busca de artigos foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde com os descritores “Culturally Competent Care; Nursing Care; Nursing Theory e Transcultural Nursing, com o operador boleano “AND”, no período de maio e junho de 2021. Inicialmente foram encontrados 750 estudos e após o aperfeiçoamento, 9 foram incluídos. Foi utilizado para auxiliar no desenvolvimento desta revisão o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Resultados: a teoria favorece a prestação de cuidados de enfermagem considerando o fator cultural, capacitando o indivíduo a efetuar atividades segundo padrões definidos por uma variação de crenças, valores e condições socioeconômicas em uma sociedade. Conclusão: Sua aplicabilidade resulta numa assistência mais humana diante das diferentes demandas da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Amanda de Oliveira Bernardino

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco – UPE, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Amanda Gabriela Rocha de Souza

Enfermeira, Centro Universitário Tiradentes, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Matheus Vinicius Barbosa da Silva

Graduando em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Departamento de Enfermagem. Vitória, Brasil.

Fátima Maria da Silva Abrão

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco – UPE, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Jael Maria de Aquino

Doutora em Enfermagem, Universidade de Pernambuco – UPE, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Aurélio Molina da Costa

Doutor em Saúde da Mulher pela University of Leeds, Professor da Universidade de Pernambuco – UPE, Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Recife, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

de Oliveira Bernardino, A. ., Gabriela Rocha de Souza, A. ., Vinicius Barbosa da Silva, M. ., da Silva Abrão, F. M. ., Maria de Aquino, J. ., & Molina da Costa, A. . (2022). Assistência em enfermagem à luz da teoria transcultural. Nursing (São Paulo), 25(288), 7755–7769. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7755-7769

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos