Assistência multiprofissional à gestante no contexto da pandemia pela COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7770-7779

Palavras-chave:

Assistência à Saúde, Gestantes, Infecções por Coronavírus

Resumo

Objetivo: analisar a assistência multiprofissional à gestante no contexto da pandemia pela COVID-19. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número de parecer 4.911.690. Foi realizado em duas Unidades de Saúde da Família em Itabuna-Bahia, em outubro de 2021. Participaram do estudo os profissionais das equipes, conforme critérios de inclusão pré-definidos. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e analisados por meio da técnica de conteúdo temática de Bardin. Resultados: a pandemia por Covid permitiu a reorganização do fluxo de atendimento as gestantes, utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, realização de busca ativa e a educação em saúde no consultório. Porém, houve desafios no contexto do pré-natal como a efetivação da Educação Permanente em Saúde e o compartilhamento de consultas. Conclusão: a assistência gestacional foi readequada durante a pandemia e a atuação multiprofissional garantiu qualidade no pré-natal.

Biografia do Autor

Cassandra Santos da Cunha

Enfermeira. Residente em Saúde da Família - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Itabuna (BA), Brasil

Michelle Araújo Moreira

Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Pós-doutora em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Mestre em Enfermagem, Especialista em Saúde Pública, Especialista em Enfermagem Obstétrica, Especialista em Cuidado Pré-natal, Enfermeira.

Wesley Ribeiro de Morais

Assistente Social. Residente em Saúde da Família- Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Itabuna (BA), Brasil. Especialista em Gestão das Políticas Sociais,

Patrícia Figueiredo Marques

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Enfermeira.

Sales Silva Nascimento

Médico. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Especialista em Medicina da Família e Comunidade, Pós-graduado em Endocrinologia.

Dândara Silva Oliveira

Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente da Faculdade Madre Thaís município de Ilhéus-BA, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Mestranda em Saúde da Família, Especialista em Saúde Coletiva, Especialista em Educação para Preceptores no SUS. Enfermeira. 

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Santos da Cunha, C. ., Araújo Moreira, M. ., Ribeiro de Morais, W. ., Figueiredo Marques, P. ., Silva Nascimento, S. ., & Silva Oliveira, D. . (2022). Assistência multiprofissional à gestante no contexto da pandemia pela COVID-19. Nursing (São Paulo), 25(288), 7770–7779. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7770-7779

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos