O uso das estratégias de coping por pacientes e seu impacto no controle do estresse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7841-7852

Palavras-chave:

Estresse Emocional, Educação em Saúde, Coping, Estratégias de Enfrentamento, Covid-19

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito das estratégias de Coping sobre o estresse de pacientes hospitalizados com Covid. Métodos: A pesquisa aconteceu no período de março a outubro de 2021 e foram utilizados 3 instrumentos de coletas de dados, inicialmente e após 30 dias da alta do paciente. Aplicou-se um questionário para caracterizar os participantes, depois utilizamos a versão em português da Escala de Estresse Percebido e o Inventário de Estratégias de Coping de Folkmann e Lazarus. Foram realizadas orientações sobre o uso das estratégias de coping aos pacientes hospitalizados. Resultados: Após as orientações sobre o uso das estratégias de coping, os pacientes passaram a utilizá-las e também diminuíram a percepção do estresse. Conclusão: A aplicação das estratégias de coping no momento da internação de pacientes com covid-19, contribuíram de forma impar para recuperação dos internados, modificando de forma significativa o estresse, possibilitando o manejo da ansiedade no período de internação e possivelmente colaborando para uma abreviação no período de internação.

Biografia do Autor

Ligia Maria Messias Beluci Totti

Enfermeira, Graduação em Enfermagem, Universidade Paulista/Assis. São Paulo (SP), Brasil. Mestranda pelo Programa de Ensino e Saúde pela Faculdade de Medicina de Marilia.

Antônio Carlos Siqueira Junior

Enfermeiro, Graduação em Enfermagem, Faculdade de Medicina de Marília, Marília-SP, Brasil. Doutor pelo programa de Enfermagem Psiquiatrica da USP- Ribeirão Preto.

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Messias Beluci Totti, L. M. ., & Siqueira Junior, A. C. . (2022). O uso das estratégias de coping por pacientes e seu impacto no controle do estresse. Nursing (São Paulo), 25(288), 7841–7852. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7841-7852

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos