Metodologias ativas de aprendizagem na capacitação de enfermeiros para a prevenção de lesão por pressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7853-7864

Palavras-chave:

Autocuidado, Teoria de Enfermagem, Bibliometria, Teses como Assunto, Enfermagem

Resumo

Objetivos: Caracterizar a produção científica relacionada à Teoria do Autocuidado de OREM nas teses de enfermagem brasileiras disponíveis no banco de testes do portal CAPES. Método: Revisão bibliométrica de caráter descritivo, desenvolvida a partir da análise de teses disponíveis na CAPES. Pesquisa descritiva com Análise de Conteúdo, desenvolvida pela categorização dos conteúdos das teses conforme a utilização da teoria do autocuidado. Resultados: Foram incluídas 10 teses que apresentaram diferentes formas de aplicabilidade da teoria de Orem: validação de protocolo e escala, adaptação, desenvolvimento da consulta de enfermagem e elaboração de instrumento norteador da consulta de enfermagem. As estruturas semânticas relacionadas às categorizações principais de utilização da teoria do autocuidado envolveram: ação, instrumento, condições básicas e suplementares do ser humano e lócus do cuidado. Conclusão: A Teoria de Orem foi utilizada em contextos diversificados, fomentando caminhos para reflexões sobre a construção e aplicação do conhecimento próprio da enfermagem.

Biografia do Autor

Maria Aurélia da Silveira Assoni

Enfermeira. Mestre em Ensino em Saúde, MBA Executivo em Saúde, Especialista em Preceptoria do SUS, Docência, Enfermagem do Trabalho, Ginecologia e Obstetricia e Cuidados Intensivos e Emergência à Saúde da Criança e Adolescência.

Érika Melhado Magri Oliveira

Enfermeira, Pós-graduação em Unidade de Terapia Intensiva (Famerp), Docência em Saúde (Famerp) e Gestão e Liderança em Enfermagem (Facisb).

Danielly Mantovani Cardoso

Enfermeira, Pós-Graduação em Gestão e Liderança em Enfermagem

Aryadne O’Neil de Oliveira Souza Lourenço

 Enfermeira, Pós-Graduação em Gestão e Liderança em Enfermagem

Carolina Spinelli Alvarenga

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

da Silveira Assoni, M. A. ., Melhado Magri Oliveira, Érika ., Mantovani Cardoso , D. ., O’Neil de Oliveira Souza Lourenço, A. ., & Spinelli Alvarenga, C. . (2022). Metodologias ativas de aprendizagem na capacitação de enfermeiros para a prevenção de lesão por pressão. Nursing (São Paulo), 25(288), 7853–7864. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i288p7853-7864

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos