Importância da psicoeducação para familiares de pacientes com esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p7001-7011

Palavras-chave:

Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Familiar Cuidador

Resumo

Objetivo: identificar na literatura os impactos da psicoeducação para familiares de pacientes com Esquizofrenia e Transtorno Afetivo Bipolar. Método: revisão integrativa realizada na plataforma BVS por artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, utilizando-se as bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF com os descritores “Esquizofrenia” AND “Transtorno Bipolar” AND “Familiar Cuidador”. Foram analisados artigos em português, inglês e espanhol publicados nos últimos dez anos (2010 a 2020). Resultados: Os estudos revisados mostraram que a psicoeducação em enfermagem é um recurso valioso na intervenção com as famílias, além de instrumentalizar os familiares de pacientes portadores de transtorno mental grave em relação à doença de seus entes. Conclusão: Com a Psicoeducação, é possível implementar estratégias de promoção, prevenção e cuidado de enfermagem, não apenas para o indivíduo, mas também para a família, a fim de proporcionar um cuidado integral.

Biografia do Autor

Vanessa Menegalli, Enfermeira do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialista em Saúde da Família, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.



Francine Morais da Silva, Enfermeira. Mestra em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Escola de Enfermagem, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.



Publicado

2022-01-10

Como Citar

Menegalli, V. ., Morais da Silva, F. ., & Oliveira, A. (2022). Importância da psicoeducação para familiares de pacientes com esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar. Nursing (São Paulo), 25(284), 7001–7011. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i284p7001-7011

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos