A importância do enfermeiro nas práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde

Autores

  • Jadson Rodrigo de Freitas
  • Alexsandro José da Silva
  • José Almir Alves da Silva
  • Jorge Rosemberg Bezerra Ramos
  • Fernanda da Mata Vasconcelos Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5376-5389

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Atenção primária í  Saúde, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

As Praticas Integrativas e Complementares (PICS) resgatam os diferentes saberes relacionados ao cuidar em saúde e acontecem de forma concomitante í s práticas assistenciais. Objetivo: Desvelar a importância do enfermeiro nas práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde Método: Revisão integrativa da literatura realizada através do cruzamento dos descritores padronizados pelo MESH (" Complementary Therapies", "Primare Health Care" e "Public Health Nursing") e seus análogos em Português (DeCS) e em espanhol nas Bases de dados da Medline, Cinahl e Lilacs. O processo de seleção dos artigos considerou as recomendações PRISMA e os artigos foram classificados quanto ao ní­vel de evidências através referencial americano AHRQ. Resultado: Foram encontrados 282 artigos, dentre os quais cinco abordaram o tema proposto e foram selecionados para amostra. Conclusão: As PICS favorecem uma maior interação entre enfermeiro-paciente e através da construção de novos saberes desenvolvem estratégias formidáveis de enfrentamento aos problemas de saúde existente.

Biografia do Autor

Jadson Rodrigo de Freitas

Graduando de Enfermagem. Universidade Maurí­cio de Nassau Caruaru, PE.

Alexsandro José da Silva

Graduando de Enfermagem. Universidade Maurí­cio de Nassau Caruaru, PE.

José Almir Alves da Silva

Enfermeiro. Discente da Pós-graduação latu sensu em Saúde Coletiva da Faculdade Dom Alberto.

Jorge Rosemberg Bezerra Ramos

Enfermeiro. Especialista em cardiologia e hemodinâmica pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP).

Fernanda da Mata Vasconcelos Silva

Doutoranda em enfermagem. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Rodrigo de Freitas, J. ., da Silva, A. J. ., Alves da Silva, J. A. ., Rosemberg Bezerra Ramos, J. ., & da Mata Vasconcelos Silva, F. . (2021). A importância do enfermeiro nas práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(63), 5376–5389. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5376-5389

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos